É muito importante investir na carreira, o problema é passar a depender exclusivamente dela.

Em um país tão desigual como o Brasil, se graduar em um nível superior é mais do que uma alternativa de ascensão social e econômica: é um sonho de realização de muitas pessoas. De fato, de acordo com dados do Insper, alguém que conclui a sua graduação chega a ganhar 2,3 vezes o rendimento de quem tem somente nível médio. Além disso, quem termina uma pós-graduação ganha, em média, quase o dobro de quem concluiu apenas a graduação.

Portanto, esse não é um texto que vai te desestimular de estudar e procurar investir na sua graduação, mas te trará uma reflexão sobre um erro comum que o brasileiro médio comete: investir somente na carreira profissional e não buscar aplicações financeiras ou alternativas de renda.

Descubra 68 dicas e 12 desafios práticos para você eliminar dívidas e ampliar sua renda.

Nesse sentido, trago algumas reflexões para você:

1- Se você não construir outras fontes de renda alternativas ao seu salário, você será sempre dependente do emprego ou seguridade social. Isso é particularmente preocupante se você trabalha na iniciativa privada.

2- Salários muitas vezes são reajustados abaixo da Inflação, podendo ficar anos estagnados, ou até perder poder de compra, como ocorreu no Brasil durante 2017 à 2022. Por outro lado, com aplicações financeiras você pode ter investimentos que aumentam de acordo com a flutuação das taxas de juros e inflação, podendo, ao menos, minimizar o impacto da Inflação no seu patrimônio.

3- Se você só tem fontes de renda ativa (que depende de trabalho), sua situação financeira pode se complicar, se por algum motivo você não puder trabalhar, principalmente por questões de saúde. Ainda que você tenha alguma seguridade social, o simples fato de não poder gerar renda extra pode fazer cair o seu orçamento. Por outro lado, ter investimentos como fonte de renda passiva te gera retornos mesmo que não esteja trabalhando, até mesmo quando estiver dormindo.

4- Se você não tem aplicação financeira, você nunca terá dinheiro para dar entrada em um bem de alto custo como casa ou carro, ficando sempre refém de investimentos intermináveis até mesmo da entrada, refém de uma interminável espiral de juros que consomem seu salário por décadas da sua vida.

5- Nesse mundo incerto, você tem baixa capacidade de mobilidade, pois sua moradia sempre vai depender de seu local de trabalho. Se alguma condição atípica como desastre ambiental ou climático ocorrer, ou guerras e pandemia, você não terá uma reserva financeira para deslocar-se com a sua família em busca de um lugar melhor.

Por isso, criei esse texto para fazer você refletir sobre a necessidade de começar a assumir o controle da sua vida financeira! Elaborei um e-book que busca ensinar os 5 pilares que acho fundamentais para se viver com conforto no Brasil. Clique e peça já o seu livro digital, e deixe comentários com crític as, sugestões e elogios 🤙


Descubra mais sobre Jornada 360

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre Jornada 360

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo