
Há um ditado irônico no Brasil que diz o seguinte: “Quem trabalha demais não tem tempo de ganhar dinheiro “. Por trás do humor da frase, há uma constatação interessante: trabalhar mais não significa, necessariamente, ganhar mais. Provavelmente você deve conhecer casos de pessoas que trabalharam a vida toda e não conseguiram ampliar significativamente seus ganhos, muito menos construir algum patrimônio que lhe dê algum conforto financeiro durante a 3° idade.
Nesse sentido, Valfredo Pareto, um economista italiano, ao estudar a riqueza de seu país, descobriu que apenas 20% das pessoas possuíam 80% das riquezas. Através da observação da realidade, o mesmo começou a perceber essa mesma proporção (80/20%) em outras situações não relacionadas à Economia.
Sendo assim, anos mais tarde, um engenheiro americano que trabalhava no setor de qualidade (Joseph Durant) reconheceu a importância da Teoria de Valfredo, recomendando sua aplicação nas áreas empresariais. Assim, o princípio pode ser resumido da seguinte forma: a maioria dos resultados advêm da minoria dos esforços.
Trabalhe os 5 pilares do Conforto Financeiro
Desde que comecei a aplicar a lei 80/20 na minha vida, tenho me tornado muito mais produtivo. Trouxe esse método para que você coloque em prática na hora de elaborar seu planejamento. A menor parte das suas forças podem, potencialmente, colaborar na maior parte do seu sucesso. Por isso, é importante que você identifique o que gera mais resultados em tudo que você está fazendo. Trabalhar muito não é sinônimo de ganhar bem, mas trabalhar com inteligência. Exemplo:
1°– Invista seu tempo naquilo que mais gera retorno a você;
2°– Priorize gastar com as ferramentas mais eficientes do que as que você usa atualmente. Inclusive , permita se conhecer e testar novas tecnologias ou técnicas que melhoram a sua produtividade;
3°- Foque a parte mais importante do seu trabalho nos horários mais produtivos do dia (geralmente as manhãs são melhores devido ao menor cansaço e estresse);
4°– Delegue aquilo que é menos importante (quando possível). Qual das atividades domésticas ou profissionais que você realiza atualmente poderiam ser delegadas ou terceirizadas? Por exemplo: um funcionário compra marmitas fitness porque a sua hora de trabalho vale mais que o custo das marmitas que ele vai pagar.
5°– Procure automatizar tarefas repetitivas. Por exemplo, usar as respostas semi automáticas do whatsapp para salvar dados pessoais que você precisa usar diariamente, seja para fazer uma compra online ou fazer uma inscrição em um concurso. Assim, ao invés de sempre ficar digitando aquilo, você pode ter acesso rápido por meio de uma barra “/” no aplicativo e otimizar seu tempo com outras coisas mais importantes.
Por isso, é melhor aumentar a produtividade do que aumentar a jornada de trabalho e perder qualidade de vida, correndo o risco de adoecimento.
Infelizmente, sabemos que nem sempre a instituição mede a qualidade do trabalho de um funcionário pela produtividade, mas as vezes no cumprimento de processos burocráticos e que pouco agregam no desenvolvimento da companhia. Entretanto, o importante é a gente ir sempre ajustando o novo foco naquilo que realmente importa.

Sou Valdemar Almeida, autor do e-book “Conforto Financeiro” e estudioso sobre como as Ciências Econômicas podem ajudar pessoas a tomar melhores decisões. Espero ter ajudado de alguma forma. Se curtiu o conteúdo, inscreva-se nossa newsletter para acompanhar mais publicações, deixe dicas e compartilhe essa mensagem a quem precisa (:





Deixe um comentário