
O primeiro nível de qualquer mudança comportamental é uma mudança de mentalidade. Toda grande conquista um dia foi uma ideia. Essa ideia ganhou musculatura e se tornou ação. Essa ação se estabeleceu por repetição e virou um hábito. Em seguida, após um tempo com hábitos positivos, os resultados práticos começaram a aparecer.
O problema é que investir é extremamente contra intuitivo: guardar dinheiro que você poderia usar agora, esperando uma recompensa futura que pode ou não se concretizar. Por isso, do ponto de vista comportamental você precisa ter uma crença que torne o investimento justificável em sua mente. Somente após vencer a barreira mental, você começa a transformar essa crença em um hábito.
Dessa forma, a coisa mais importante para você é o compromisso consigo mesmo de colocar em prática hábitos financeiros saudáveis que vão lhe trazer resultados. Isso é um exercício de autocuidado do seu “eu” presente e futuro, de amor-próprio, de reconhecimento pelo seu trabalho e o quanto é difícil conquistar sucesso financeiro no Brasil para quem não vem de “berço de ouro” nem possui família rica e influente.

Obviamente que não estou falando na captação de crédito com juros atrativos para ampliar patrimônio de forma estratégica ou fazer alavancagem financeira. Estou falando aqui de endividamento supérfluo e descontrolado que “sugam ” o seu dinheiro e a sua saúde gradativamente.
Nesse sentido, fica a lição deste breve artigo: enquanto o endividado inadimplente usa crédito acima da sua capacidade para adiantar compras supérfluas, o investidor gasta menos do que poderia gastar para poupar parte de seus recursos em busca de obter recompensas futuras maiores do que o que está sendo poupado e ter uma segurança financeira que não dependa exclusivamente de terceiros (filhos e governo, por exemplo). Em suma, para que você obtenha êxito financeiro, é desejável tornar-se um investidor, e nunca é tarde demais para essa decisão …
Sou Valdemar Almeida, autor do e-book “Conforto Financeiro” e estudioso sobre como as Ciências Econômicas podem ajudar pessoas a tomar melhores decisões. Espero ter ajudado de alguma forma. Se curtiu o conteúdo, inscreva-se nossa newsletter para acompanhar mais publicações, deixe dicas e compartilhe essa mensagem a quem precisa.





Deixe um comentário